domingo, 19 de abril de 2009

CASOS, ACASOS E DESCASOS

Oi pessoal!
Como prometido venho hoje falar um pouco das experiencias alheias. Casos q vimos acontecer por aqui, uns muito diferentes dos outros e todos muito diferentes do nosso. Nao vou citar nomes, sabe-se la como as pessoas reagiriam, mas se vc se identificar com alguma historia q contarei aqui, sinta-se a vontade para comenta-la e postar seu ponto de vista.
Vamos comecar pelo caso de um menino q veio e ate ja voltou pro Brasil. Bom, ele chegou aqui pra estudar ingles, periodo: 8 meses. Nao eh barato vir pra Australia, todos nos sabemos bem disso. E ele queria recuperar o investimento nestes 8 meses... Sem ingles e estudando ate as 3 da tarde, podendo, por lei, trabalhar somente 20h semanais. ILUSAO. Ele queria um emprego na area administrativa, pela experiencia q teve no Brasil. Demorou para ele descobrir q no momento q passamos pela imigracao australiana, todos somos iguais, todos somos imigrantes "fudidos", sem moral nenhuma. Somos meros desconhecidos num pais estranho, e isto quer dizer q temos q comecar do zero. Mesmo. Ele gastou todo o dinheiro q trouxe em 2 ou 3 semanas (era nada menos q 6 mil dolares). Eh tentador mesmo, quando a gente chega, quer comprar tudo q ve pela frente. Mas o desespero bateu e ele foi atras de emprego. No primeiro restaurante q ele fez um treinamento gratuito, ele foi roubado. Levaram o celular irado q ele tinha comprado aqui, fone de ouvido wireless, maquina digital... Entre outras coisas. Ele falava todos os dias q queria ir embora, q esta vida nao era pra ele. Mas ele correu contra o tempo. Conseguiu 2 empregos, trabalhava q nem um condenado, fez amigos e cresceu como nunca aconteceria se ele nao tivesse passado por esta experiencia. Hoje ele eh uma pessoa q a gente sempre cita como exemplo, o vimos 2 dias antes de voltar pro Brasil. Muito mais maduro. Nao conseguiu, logico, recuperar o investimento, ninguem consgue em 8 meses. Um amigo nosso me contou q agora ele quer voltar pra ca. Sinceramente, nunca imaginei q isso pudesse acontecer. Mas eh fato q, eu pelo menos, nao conheco ninguem q tenha vindo e no final de tudo nao tenha amado isso aqui.
Conclusao: Venha, mas venha humilde, vc vai gostar. Venha preparado pra tudo e ESQUECA a vida q tinha no Brasil, aqui eh tudo diferente e se vc passa pelo primeiro ano, ai sim, vc consegue comecar a juntar grana e a curtir com mais tranquilidade.
Outro caso q gosto de lembrar eh o de 2 amigas e vieram pra passar 6 meses estudando ingles. Primeiro: em 6 meses ninguem sai falando ingles se nao tem uma base antes de vir. Elas cumpriram os 6 meses aqui, mais curtiram do q trabalharam, viveram a experiencia intensamente, mas na hora de ir embora, sairam chorando pq queriam ficar mais, mas faltou dinheiro pra renovar o visto. Agora estao no Brasil e querem voltar.
Conclusao: Planejamento eh tudo. Se vc vir no "oba oba", vai embora no "oba oba". Australia eh um pais de muitas oportunidades, basta saber aproveitar e valorizar.
Conheci estes dias uma menina muito fofa. Ela e o marido vieram para passar um ano. Vieram patrocinados pela empresa q ele trabalha. Tem duas filhinhas, uma de 2 anos e outra recem-nascida. Passado o primeiro ano, voltaram pro Brasil. Venderam tudo q tinham, inclusive apartamento e vieram de vez pra ca. Segundo ela, nao foi uma escollha facil, mas ela esta muito mais feliz aqui. Se sente segura, e isso para quem tem filhos pesa bastante.
Conclusao: Todos os teus objetivos podem mudar no decorrer do tempo, portanto calma, nao precisa decidir a vida exatamente no dia q pisou na Australia.
Muuuitos casos q ja vi aqui sao assim: Fulaninho resolve vir pra Australia, mas quer trabalho na area. "Pq eu sou muito bom no q faco, no Brasil tenho moral, todos sempre gostaram de tudo q faco e bla bla bla..." Sinceramente nao conheci nenhum q tenha de fato conseguido o sonhado emprego na area. Meu bem, acorda! Vc chegou agora em um pais desenvolvido, vc nao eh ninguem aqui, ninguem te conhece e ninguem vai te dar uma vaga de trabalho se vc esta concorrendo com australianos tao bem qualificados quanto voce. Primeiro conheca o lugar onde vc esta, levante uma grana fazendo faxina, entregando pizza, varrendo chao. Nunca vi cair pedaco de alguem por fazer este tipo de trabalho. E aqui eles sao respeitados, nunca sofri nenhum tipo de preconceito ou cara feia pq falei q sou cleaner. A unica pessoa q me desmereceu por causa "do estilo de vida q levo aqui" foi uma brasileira. Recem chegada, claro. Mas o tempo eh o melhor amigo da gente, ele acaba mostrando tudo o q a gente precisa saber. Talvez ao inves de ficar dando pitaco na vida alheia eu deveria ficar na minha e deixar o tempo mostrar as coisas ne... Toma Melissa, quer se achar a sabichona viu hahaha
Bom, no meu caso tb tem alguns exemplos, o Rafa foi um dos casos q contei q queria emprego na area. Levou 3 meses pra conseguir. E nao foi na area. Ate pq ele estuda ate as 5 e eh bem dificil conseguir algo dentro das possibilidades de tempo q ele tem. Gracas a Deus ele trabalha de padeiro de madrugada, levanta a grana dele e nao precisa perder aula. Eu fui uma q disse q nao ficaria mais de 1 ano de cleaner e ca estou gentemmm...1 ano e 3 meses limpando a Australia. Nao eh bem assim, depende mto de sorte tb, as vezes vc esta no lugar certo e na hora certa e pimba... Algo muito bom acontece. Mas eu nao reclamo q o mundo conspirou contra mim nao, eu tb nao fui atras de nada diferente, cai na zona do conforto, ganho bem e limpar nao eh a pior coisa do mundo nao. Hoje desfruto meus finais de semana, tranquila e feliz, trabalho bastante mas ja consegui concentrar tudo durante a semana. Sinto dor nas costas, minhas unhas ficam feias e nao tiro onda de bom empreguinho na Australia, mas estou bem e feliz, pago minhas contas todas em dia e nao deixo de fazer nada q quero, nem de comprar nada q preciso. E algumas coisas q nao preciso tb, hehehe, quem me conhece sabe, AMO ser consumista!
No mais eh isso...
Adorei mesmo saber q tem pessoas querendo vir e se encorajam lendo este blog.
Eu sempre disse a verdade: a vida aqui eh MARAVILHOSA mas facil, nao eh.
Um beijao a todos
Muitasss saudadesssde todos neste nosso Brasilll

3 comentários:

Isabela Herbetta de Oliveira disse...

Oi Mel!
Muito obrigada por ter me respondido.. Esta semana fizemos o documento de uniao estavel. Foi super tranquilo. Mais um passo que demos!
Muito legal seu post com historias de brasileiros na Australia, porque realmente deve ser tudo muito diferente quando chegamos ai.
Nos iamos para Melbourne tambem, mas acabou dando certo um curso em Sydney para meu namorado, entao eh pra la que vamos, se Deus quiser!
Beijos e tudo de bom!

Monica Lima disse...

Oi Mel, já faz um tempinho que leio seu blog mas nunca comentei... Amei o post!

Moro fora do Brasil há um tempinho e também já vi cada coisa! Humildade acima de tudo, né?

Mas o mais curioso é que descobri esses dias que temos uma grande amiga em comum, eu também sou de POA, adivinha, adivinha: a Laura! Hahahahaha, que engraçado!

Conheci a Laura em Londres (sou amiga da Cla há um tempão) e ficamos grandes amigas. Me lembro que ela falou de uma amiga de POA chamada Mel que morava no interior do UK e veio visitá-la em Londres. E pasme, agora que descobri que era você! Hahahaha! Esse mundo é muito pequeno mesmo, né?

Beijos!

Renan disse...

assino em baixo do seu post!!!
Xx